14 dezembro, 2008

Tenho tido a sorte de conhecer pessoas de Leste incrivéis, de uma generosidade arrepiante. O O. e a L. fazem parte delas. A L. recebe-me sempre na sua casa com a maior simpatia. Tem trinta e cinco anos e uma filha de dezassete. Veio para Portugal para acompanhar o marido, que já cá estava há alguns anos. Deixou a família, a dança e nunca chegou a exercer o curso de Realização que tirou. Veio atrás do amor, que havia de acabar uns anos mais tarde. Ficou com a filha a seu cargo e sem casa. Teve de arregaçar as mangas. Como mulher de armas que é, alugou uma casa e começou a trabalhar ainda mais, a limpar casas. Depois percebeu que podia fazer um curso que lhe permitisse arranjar outro tipo de emprego. Decidiu-se pela estética e pela cosmo-dermatologia. Como o curso é bastante caro pediu dinheiro emprestado e hoje faz o sacrifício de trabalhar nas limpezas durante o dia e estudar à noite. Ontem fui à nova casa dela. Alugou-a a um conhecido. É uma casa linda, luminosa, confortável - é a cara dela. Percebi que a L. está a arrumar a vida dando um passo de cada vez. Convidou-me para um chá e insistiu que comesse um pastel de nata. Conversámos bastante. Admiro imenso aquela mulher cheia de garra. Tudo o que tem conquistado é fruto do seu trabalho e da sua generosidade. É mesmo boa pessoa, sente-se logo! Fiquei muito feliz por vê-la na casa nova, com um brilho diferente. Ela merece tudo o que está a construir.
O O. hoje ofereceu-me um bolo, depois da massagem. Fê-lo para mim. Normalmente sou eu que faço para os outros. Adoro cozinhar e faço-o sempre que posso. Mas desta vez fizeram um bolo especialmente para mim. Um bolo, de maçã - deve ser uma receita russa, presumo. Da última vez que o encontrei levei-lhen um bocado de bolo de iogurte que tinha feito para os meus colegas. Ele disse-me que depois me entregava a boleira com recheio. Pensei que estivesse a brincar mas pelos vistos não estava. Lá vim eu para casa com um bolo de maçã só para mim! Eu não mereço! ;) Sou mesmo uma sortuda em estar rodeada por pessoas assim.

Sem comentários: