22 novembro, 2007

Comunidade Vida e Paz

Já há algum tempo que ando com vontade de fazer voluntariado. Fiz várias pesquisas sobre instituições mas a verdade é que fui adiando este desejo. Não sei se por falta de coragem, se por comodismo, se por egoísmo, se pelo facto de ter medo de falhar. A verdade é que essa ideia de voluntariado, na minha cabeça, sempre esteve associada aos sem-abrigo.
Por destino ou acaso, este mês recebi um mail da comunidade vida e paz a pedir voluntariados para a organização da festa de natal que aquela instituição promove todos os anos. Inscrevi-me de imediato, para a formação e para colaborar em dois dias da festa. Ontem foi um dos dias de formação e fiquei completamente surpreendida pela quantidade de pessoas que encheram a cantina da cidade universitária. Não havia sequer lugares para tanta gente. Jovens, adultos, pessoas cuja idade se reflecte nas rugas e nos cabelos brancos, mães e filhos, casais... Enfim, todos unidos por uma causa nobre. Vou colaborar em duas tarefas- no cabeleireiro (não, não vou cortar o cabelo aos convidados, isso vai ser feito por profissionais), vou maquilhar as mulheres, arranjar-lhes as mãos, lavar o cabelo dos convidados, varrer e limpar o chão... Enfim, vou fazer tudo para que aquele dia seja especial para eles, quero que naquele momento sintam que alguém está a cuidar deles. Depois, vou estar na distribuição das roupas. Gostava muito de trabalhar na área do acolhimento mas foi a mais concorrida. Portanto, decidi ir para os sítios em que fizesse mais falta. Estou muito entusiasmada com este evento, acho que vai mudar alguma coisa em mim. É pena (e contra mim falo) que as pessoas só façam solidariedade quando há campanhas, principalmente, no Natal.

3 comentários:

Tita Xana disse...

ao menos fazes.

e esta é so a primeira...

:)

Sara Rodi disse...

Até nisso somos parecidas. Quando eu vi o teu mail senti uma energia tão forte para me inscrever e ir contigo! Mas estou numa fase em que não consigo, porque tenho filhos pequenos + trabalho e uma gestão de tempo muito complicada. Mas sei que um dia ainda vou conseguir pegar em mim e fazer aquilo que nos faz realmente sentir completos, que é colocarmo-nos inteiramente ao serviços dos outros.

Anónimo disse...

recebemos sempre mais do que damos! essa e q e a verdade!