04 maio, 2008

Feliz Dia da MÃE!
"Mãe é quem cria", é muito frequente ouvir esta frase. Para mim, apesar de (ainda) não ter sido brindada com um filho, Mãe é quem ama incondicionalmente um filho (seja ele biológico ou não). Mãe é a mulher que trata do seu filho ou dos seus filhos da melhor forma que sabe, que se dedica a eles, que os educa, que quer passar o máximo de tempo com eles apesar do cansaço e do desgaste que o trabalho provoca. Mãe é aquela que ouve o filho, que se preocupa com ele, que está disposta a ouvi-lo chorar (por mais que a berraria incomode), que lhe dá atenção, que o abrala e mima mas que ralha com ele quando é preciso. Mãe é a mulher que é capaz de fazer tudo por um filho, que o ama acima de tudo, que o vê como a sua grande prioridade.
Ainda não sou mãe mas é um dos meus projectos de vida. Haverá melhor sensação do que ter alguém que cresce dentro de nós durante nove meses (ou menos), que faz parte do nosso corpo e que quando dele sai continua a ser uma extensão daquilo que somos? Calculo que só a adopção de uma criança, por vontade própria, proporcione o mesmo sentimento maternal. Suponho que o amor que uma mãe que teve um filho biológico desejado seja exactamente o mesmo de uma mãe que adopta conscientemente uma criança. O amor tem de ser igual, só pode.
A responsabilidade de ser mãe implica esforços e cedências. Deve ser a maior mudança na vida de uma mulher. Mas não tenho a menor dúvida de que deve ser a melhor sensação do mundo.
Parabéns a todas as Mães e especialmente à minha, que despertou em mim o desejo da maternidade.

03 maio, 2008

Amy Winehouse - Valerie

Adoro esta versão.

LIFE GOES ON...

O SEXTOSENTIDOS precisava de uma mudança de visual. O preto deu lugar ao branco. GOSTO!

A EMPRESA ONDE ESPERAR É O LEMA!

Sou paciente. Muito mesmo. Mas este ano os trânsitos de Plutão trouxeram-me vários desafios, um deles é certamente a prova à minha paciência. Já surpreendi algumas pessoas que me conhecem com uma postura mais exaltada que culminou numa saída imediata da sala onde trabalho porque posso perder a paciência mas evito perder a razão. Além disso, confesso que a gritaria não me seduz. Mas agora vamos ao que interessa. A essa bela empresa que há tempos se chamava apenas TV Cabo e agora é a ZON Multimédia. Infelizmente há cerca de quinze dias que os canais da Fox começaram a dar problemas. A imagem fica tremida e depois freeza literalmente. O meu pai decidiu ligar para o serviço de apoio ao cliente no sentido de que um técnico viesse solucionar o problema. Lá marcaram um dia e uma hora (aliás, período de tempo alargado, porque nunca há uma hora certa para a visita do técnico; é surpresa! Temos de contar com um intervalo de duas horas e meia – que dá imenso jeito para quem trabalha!). Bom, o técnico não apareceu embora o meu pai tenha recebido uma sms a confirmar a sua presença no horário estabelecido. Depois de várias horas à espera, de telefonemas que nunca mais acabam e de problemas que não se conseguem resolver decidi poupar os nervos ao meu pai e ser eu a tratar da situação. Liguei para o número (que finalmente é gratuito!!!) e lá me atendeu um operador. Expliquei a situação que se arrasta há mais de quinze dias e ele disse logo que ia resolver o assunto. As chamadas normalmente são longas (é preciso esperar que nos atendam, ouvir aquela música que nos aguça os nervos, dar o número de cliente, depois explicar a situação, depois esperar que o senhor veja o processo, depois esperar que o senhor fale com a equipa técnica, depois esperar que ele peça desculpa por tudo e voltar a esperar que o técnico nos telefone e contar tudo outra vez!). É um autêntico massacre! Aconselho a tomarem uma xanax antes de ligarem para o serviço de apoio técnico. O cenário já é horrível, não é? Mas não desanimem porque ainda pode piorar. Foi o que aconteceu comigo. Estamos numa semana de sorte!!! Ora multipliquem o que me aconteceu naquele dia, terça-feira, por cinco. SIM! Nem mais nem menos! Foram cinco as vezes que tive de ligar porque os técnicos teimam em mandar sms a confirmar que vêm cá a casa e depois não aparecem. É um processo bastante desgastante: esperar/reclamar/explicar/reclamar/esperar! Devo estar a um passo de um AVC mas tudo bem, eu aguento! E a minha paciência também. Pelo menos até segunda-feira.

Feitas as contas, ao telefone devo ter gasto à volta de duzentos minutos, tive de levar com aquela música irritante durante uma hora ou mais, devo ter ouvido a palavra “desculpe” mais de dez vezes, e o meu pai perdeu cerca de dois dias à espera que aqueles génios da tecnologia TV Cabo viessem. Resultado: ontem, depois de ter dito no último telefonema ao senhor que se não aparecessem no próprio dia cancelaria todos os contratos que tenho com a empresa (TV, telefone e Internet) ao que ele respondeu que de facto a situação era gravíssima e que iam resolver o mais depressa possível e que acompanhariam a operação, uma espécie de Missão Impossível, que iria ser resolvida ontem, com toda a certeza. Pois é, mas o prazo acabou e a minha paciência chegou ao fim. Ontem disse ao tal senhor (que coitado, não tem culpa nenhuma de trabalhar numa empresa completamente desgovernada, que se limita a pedir desculpas em vez de resolver os problemas) que a tal Zon deve ser a empresa responsável pelo maior número de ataques cardíacos em Portugal e pelo aumento de consumo de calmantes nos últimos anos. Argumentei que finalmente já havia concorrência e que eles não vão longe se continuarem com aquele tipo de atendimento ao cliente, ao que o senhor me respondeu: “Mas isto não costuma ser assim”. Tive de soltar uma gargalhada. Deve ser estagiário, só pode! Porque se fosse assim, caramba, sou brindada pelo azar cada vez que telefono para aquele raio de serviço! É sempre o mesmo filme. Sempre!

Portanto, meus amigos, este post serve apenas para partilhar a minha experiência convosco e alertar-vos para os efeitos secundários de um simples telefonema para a TV Cabo. É um caso de Saúde Pública! Desconfio que eles estão ligados a uma farmacêutica qualquer…

Eu não vou tomar comprimidos. Vou escrever uma cartinha para lá (como já fiz uma vez) a reclamar e a cancelar o serviço. ESTOU FARTA! A minha paciência também tem limites!




Há quase um mês que não escrevo aqui. Preguiça, esse grande pecado mortal, que me atinge algumas vezes por ano.

Depois de ter gozado uns belos dias no sul do país, num apartamento com uma vista sobre o mar (tinha sede dele, de sentir o seu cheiro, de ouvir o barulho das ondas que depressa me embalavam o sono, de mergulhar na água fria e de me encher de areia), na companhia da Vanessa atirei-me à gastronomia algarvia (não, amiga, desta vez não vou denunciar aquilo que ingeriste à sobremesa!) e de ter percorrido quilómetros pelas simpáticas e pitorescas ruelas de Armação de Pêra eis que voltei à realidade. Lisboa – Cascais. Foi um descanso maravilhoso. Descansei, relaxei, aproveitei aquilo que o sul do país tem de melhor, sobretudo num mês mais calmo. Falei e desabafei com a Vanessa, a minha querida amiga e companheira de viagens. Mas como tudo o que é bom acaba depressa a viagem para Lisboa trouxe-me de volta ao trabalho e ás más notícias. Entre uma sopa de agriões e uma taça de gelatina de ananás um simples telefonema parou-me a digestão. Ele disse-me que se ia embora. Eu já sabia mas não queria pensar nisso, mesmo sem esperança tentei iludir-me. A voz dele anunciava aquilo que os meus ouvidos recusavam ouvir. Ia mesmo embora.

Os vidros da empresa começam a ficar desembaciados. O calor da amizade que trepava num vapor pegajoso foi invadido por uma corrente de ar fria, que os tornaram transparentes, pouco vividos, tristes. Para mim as mudanças nunca são fáceis mas sinto que isso é um dos desafios que tenho de ultrapassar. Por mim.

Trabalho em equipa. Dependemos uns dos outros e o trabalho final é o fruto dessa ligação. A saída da S. e da M. custaram-me bastante. A da R. também, embora tivesse sempre aquela ideia de que ela iria voltar. Mantive sempre essa esperança. Agora chegou a vez do J. – era inevitável. Gosto muito dele. Como chefe, como colega, como pessoa e principalmente como amigo. Os amigos não se substituem, acrescentam-se e acrescentam-nos. Eles acrescentaram-me. Sou uma pessoa melhor do que era há quatro anos atrás. Estou mais preenchida – disso tenho a certeza. Vou ter saudades da rotina e da cumplicidade que existia entre nós. A nossa equipa, a nossa alegria, o nosso empenho em fazer mais e melhor. Só porque acreditamos nas coisas que fazemos. Acredito que a mudança deles vai reaver-lhes o sonho que lhes foi roubado por instantes. Acredito que a nossa equipa vai continuar a manter os princípios que eles nos ensinaram. O silêncio é muitas vezes a minha palavra, o meu refúgio, a minha defesa. Nestes últimos dias o meu sorriso mal consegue disfarçar o vazio que sinto. As lágrimas que já fugiram nesta última semana têm-me aliviado. Sossegado. Este é o início de um novo ciclo. Tenho de enfrentá-lo, por mais difícil que seja. Os projectos mudam, as empresas mudam, as pessoas mudam… A amizade é como a natureza. Nunca se perde, transforma-se apenas.

09 abril, 2008

RAP no seu melhor!
Mais uma crónica do Ricardo Araújo Pereira... funcionalmente divertida! Juntem as peças e riam da desgraça em que todos caímos!
Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos. O que digo é que não são móveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle. A questão, portanto, é saber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros.
Os problemas dos clientes do IKEA começam no nome da loja. Diz-se «Iqueia» ou «I quê à»? E é «o» IKEA ou «a» IKEA»? São ambiguidades que me deixam indisposto. Não saber a pronúncia correcta do nome da loja em que me encontro inquieta-me. E desconhecer o género a que pertence gera em mim uma insegurança que me inferioriza perante os funcionários. Receio que eles percebam, pelo meu comportamento, que julgo estar no «I quê à», quando, para eles, é evidente que estou na «Iqueia». As dificuldades, porém, não são apenas semânticas mas também conceptuais. Toda a gente está convencida de que o IKEA vende móveis baratos, o que não é exactamente verdadeiro. O IKEA vende pilhas de tábuas e molhos de parafusos que, se tudo correr bem e Deus ajudar, depois de algum esforço hão-de transformar-se em móveis baratos. É uma espécie de Lego para adultos. Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos. O que digo é que não são móveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle. A questão, portanto, é saber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros. Há dias, comprei no IKEA um móvel chamado Besta. Achei que combinava bem com a minha personalidade. Todo o material de que eu precisava e que tinha de levar até à caixa de pagamento pesava seiscentos quilos. Percebi melhor o nome do móvel. É preciso vir ao IKEA com uma besta de carga para carregar a tralha toda até à registadora. Este é um dos meus conselhos aos clientes do IKEA: não vá para lá sem duas ou três mulas. Eu alombei com a meia tonelada. O que poupei nos móveis, gastei no ortopedista. Neste momento, tenho doze estantes e três hérnias. É claro que há aspectos positivos: as tábuas já vêm cortadas, o que é melhor do que nada. O IKEA não obriga os clientes a irem para a floresta cortar as árvores, embora por vezes se sinta que não faltará muito para que isso aconteça. Num futuro próximo, é possível que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado, um serrote e um mapa de determinado bosque na Suécia onde o IKEA tem dois ou três carvalhos debaixo de olho que considera terem potencial para se transformarem numa mesa-de-cabeceira engraçada. Por outro lado, há problemas de solução difícil. Os móveis que comprei chegaram a casa em duas vezes. A equipa que trouxe a primeira parte já não estava lá para montar a segunda, e a equipa que trouxe a segunda recusou-se a mexer no trabalho que tinha sido iniciado pela primeira. Resultado: o cliente pagou dois transportes e duas montagens e ficou com um móvel incompleto. Se fosse um cliente qualquer, eu não me importaria. Mas como sou eu, aborrece--me um bocadinho. Numa loja que vende tudo às peças (que, por acaso, até encaixam bem umas nas outras) acaba por ser irónico que o serviço de transporte não encaixe bem no serviço de montagem. Idiossincrasias do comércio moderno. Que fazer, então? Cada cliente terá o seu modo de reagir. O meu é este: para a próxima, pago com um cheque todo cortado aos bocadinhos e junto um rolo de fita gomada e um livro de instruções. Entrego metade dos confetti num dia e a outra metade no outro. E os suecos que montem tudo, se quiserem receber.

24 março, 2008

Em dia KEANE...

Crystal Ball

Somewhere Only We Know

16 março, 2008


A morte chega como uma dança. Umas vezes mais devagar, outras mais depressa. Num compasso lento e elegante, como uma valsa, num ritmo intenso e carnal, através do olhar, seduz-nos num tango. Ou surpreende-nos com a agitação da pandeireta e dos tambores de um samba. Com alegria e sorrisos. Ontem foi assim que o meu avô se despediu de nós. Ao ritmo de um samba, o corpo de oitenta e seis anos curvado, que ainda há pouco tempo mal se equilibrava em passos lentos, rendeu-se aos ritmos brasileiros e à alegria de viver. O meu avô Augusto, o patriarca, que tem lutado sempre pela união e amizade (e tem conseguido) da família, realizou ontem um dos seus sonhos. Juntou os amigos mais próximos e a família e fez questão de pagar o jantar a todos. Exigiu. Ninguém o pôde contrariar.

Os oitenta e seis anos que carrega nos ossos e na pele já lhe devem ter segredado que está mais perto do fim do que do início. Contou-me várias vezes que prometeu ao seu patrão, o senhor Teodoro dos Santos, quando trabalhava em contabilidade no Hotel Estoril-Sol, que ia durar até aos 120. Adorava que isso acontecesse, adorava poder acompanhá-lo nessa viagem, de perto. Mas há muito tempo que o avô não repete essa célebre fase e acho que ontem foi a sua grande festa de despedida. Com sorrisos, alegria, abraços, beijinhos, muita dança e lágrimas (às escondidas, claro). Quis dizer-nos que apesar de todas a dificuldades que passou, das rasteiras que a vida lhe pregou, foi e continua a ser feliz porque tem “a melhor família do mundo”.

Em Setembro disse-me que o casamento da minha irmã tinha sido o dia mais feliz da vida dele. Hoje tenho a certeza de que o dia mais feliz da vida do meu avô foi ontem, 15 de Março de 2008.

Espero que o meu avô cumpra a meta prometida, a dos 120. Mas se partir antes quero lembrar-me dele para sempre a dançar samba, a bater palmas, a sorrir, a ignorar pela primeira vez um jogo do Belenenses - o clube do seu coração – e a passar o testemunho de líder da família ao meu primo Nuno, que até agora era apenas o “capitão” da equipa. Quero lembrar-me daquele abraço apertado que lhe dei, como se o quisesse prender nos meus braços. Para sempre. E de uma frase que o avô disse: “até à eternidade”. Havemos de nos encontrar por lá… pode ser que o avô me ensine a sambar.

14 março, 2008



O MEU CORAÇÃO É COMO A LUA. ORA ESTÁ NOVO, ORA ESTÁ QUARTO CRESCENTE, QUARTO MINGUANTE. OU CHEIO - é a minha fase preferida!




23 fevereiro, 2008

Emergency landing at Miami International-2/22/08

Não gosto propriamente de andar de avião mas adoro viajar por isso é inevitável andar no "bichinho". Ontem vi em directo estas imagens. A roda dianteira do trem de aterrgem não estava nas melhores condições e por isso o avião teve de fazer uma aterragem de emergência no aeroporto de Miami. Teve de andar às voltas a gastar combustível antes de aterrar para evitar que o avião explodisse, caso a aterragem corresse mal. Mas felizmente correu tudo bem. É incrível a maneira como o piloto controla o avião no momento crucial. Foi preciso muito sangue frio, certamente. Parabéns ao grande herói do dia!

19 fevereiro, 2008

A VINGANÇA! ASSIM É QUE SE FALA!










OBRIGADA, BRUNO! Aquilo que fizeste foi PURO SERVIÇO PÚBLICO!
CONSIDERAÇÕES DE UM JANTAR TEMÁTICO


Futurologia das cartas (sem esquecer o livre-arbítrio):

- Ele vai entrar de repente;
- Provavelmente antes de Junho;
- Já o conheço; (esta é que me está a tramar...)

17 fevereiro, 2008

ONTEM. Uma noite para recordar. Ou melhor, para repetir. Daquelas que nos surpreendem pela simplicidade, pelo imprevisto, pela harmonia de um momento bem vivido, dos poucos que se agarram à nossa memória de uma forma deliciosamente peganhenta. Como se fosse um filme daqueles que gostamos de ver vezes sem conta. O pretexto da ausência de namorados levou-nos a celebrar o dia das solteiras. Seis amigas, umas mais antigas do que outras - mas que encaixaram na perfeição. A verdade é que apesar de algumas não se conhecerem houve logo uma empatia no ar. Eu, a Vanessa, a Ana e a Vera rendemo-nos ao caril que mais tarde revelou ser mais pesado do que aparentava. A Joaninha e a Joana foram lá ter depois de jantar. Entre recordações, brindes, desejos, resoluções, e afins o caminho ia dar sempre ao mesmo: gargalhadas. Houve alguém que disse que “uma gargalhada é a distância mais curta entre duas pessoas” – provavelmente é. Confesso que me dá imenso prazer desarmar a frieza ou a antipatia de alguém com um sorriso. É um dos meus desafios preferidos. O riso e o sorriso são duas das expressões mais poderosas da Humanidade. É pena serem pouco usadas. Facilmente me rendo a um belo sentido de humor. Provavelmente é o que mais aprecio num homem – a sua capacidade de me fazer rir. Espero que as gargalhadas de ontem que se prolongaram até de madrugada, depois de agitarmos os corpos ao som de músicas dos anos oitenta, sejam um bom pronúncio e que para o ano estejamos a deliciar-nos com um belo jantar surpresa a doze. Nós e eles, está claro!

16 fevereiro, 2008

"Tell me what you don´t like about YOURSELF."

TELL ME!


05 fevereiro, 2008