13 janeiro, 2006

30 de Dezembro de 2005. Caravana rumo a Vale de Cambra, 40 km da Invicta. Primeira paragem: Estação de Oeiras. Estava frio. Um vento gelado percorria os nossos corpos e agitava os cabelos. Começavam a chegar os carros, que transportavam a emoção e a ansiedade de passar o ano da melhor maneira. Vanda, António e André num carro. Sérgio, Tiago, Elisa e Rita noutro. Eu, maninha e Ana Rita apanhámos boleia do Sr. Jerónimo, que é sempre tão generoso! Deu-se o sinal de partida e a caravana foi avançando. Lisboa foi ficando cada vez mais para trás. E o entusiasmo ultrapassava-nos cada vez mais depressa. Pé delicado no acelerador, que o tempo não estava para brincadeiras. Duas horas de viagem e lá parámos na Mealhada. Houve quem tivesse o estômago a chegar às costas e a sandocha de leitão é sempre bem-vinda. Mesmo que seja frango tipo leitão. A caravana regressou à estrada. Depois de curvas e contra-curvas lá encontrámos a tal casa! Com vista para a cidade. Precisamente numa encosta. Malas, cobertores, edredons, sacos de compras na mão… Lá fomos para dentro de casa. Os anfitriões fizeram uma visita guiada. Com almofadas nas mãos, escolheram-se os quartos. Com a autorização da avó Almeida, claro! Não fosse a bruxinha que estava dentro do pote de vidro lançar algum feitiço. O frio, que tocava nos ossos, foi afastado pelo calor da lareira (acendida pelo Sérgio, o profissional do tarolo). Muito melhor. A temperatura do corpo começava a aquecer. Com ajuda da Quinta de Cabriz, o indispensável suco de uva! O cansaço e o sono de uns contrastava com a energia de outros. Testou-se o som. E as colunas gritavam, prestes a acordar a cidade inteira. Os resistentes ficaram na sala. A dar à língua e ao magnífico vinho. O fogo da lareira apagou-se. O silêncio tomou conta da casa. Só às 12h00 é que a campainha tocou. Mas não houve meio da Preciosa aparecer! Tocou uma e outra vez. ALVORADAAAA!
14H30 Rumo ao snack bar/Restauran Avistada (Casamentos e Baptizados) Belo repasto... Vitela, bacalhau e carne arouquesa, regando com o Tal da lixa!Sobremesas, cafés, chá (com e sem leite) , grojeta, e simpatia pela mósida quantia de 11 euros por pessoas! Ladrões!Saídos do restauran, ao som da banda sonora tosse seca Andy lá entramos para os carros. Curvas, contra-curvas, nevoeiros, lá subimos a serra. Uns mais depressa do que outros. Mas lá chegámos ao cimo. Vista deslumbrante. Com direito a cascatas e tudo. E a piscinas naturais. E a água não era aquecida, que o Vargas comprovou! Feita a digestão lá fomos para casa. Acendeu-se o lume e aqueceu-se o corpo e a alma. Com conversas paralelas. Com batota à mistura e muitos telefones a tocarem. E desta vez não era o da Vanda. Houve quem tentasse soltar o pombo uma e outra vez. Mas quando o pombo não quer sair da gaiola não há nada a fazer. Mas o que importa é a persistência! Preparativos para o Reveillon!!! Tudo para a cozinha! Patés de atum (Com pouca maionese, claro), queijos variados, muitas garrafinhas (Marquês de Borba, Quinta de Cabriz e sumo de morango especialmente para o anfitrião), pão, broa (o bocadinho que a senhora lá tinha, uma desgraça!), mais vitela e salada, que faz sempre bem! Bolinho de chocolate da Rita e salada de fruta da lata! Tchim tchim e uma frase bonita! Todos disseram e até se brindou ao este blog, que é um bocadinho de todos nós! E a muitas jantaradas que aí virão! Família reunida. Oração. Partida! Tudo ao ataque! Risos, sorriso, olhares cruzados... Paixões reveladas, outras mais escondidinhas... Enfim... A vida é feita de paixões e amizades e 2006 estava quase a chegar. Contam-se as passas. Rigorosamente. Não vá faltar um desejo! Pensa-se neles. E volta-se a pensar. Para não nos esquecermos. Lembramo-nos pela última vez de 2006. Sorrio. Vamos em corrida para o R/C. Com a bela da Moet, que as manas levaram. Faz-se a contagem: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 , 1!!! 2006 acaba de chegar! Beijos e abraços, que é como se quer que seja o ano! Música no ar. Engolidas as passas e repetidos os desejos brindamos ao novo ano, à felicidade daquele momento que esperemos que possa representar os tempos que se avizinham. O DJ António começa a passar o som! Love Generation abre a pista. Os corpos abanam-se por ali. E os copos também. Até tivemos direito a música brasileira (o milagre do sumo de morango!). Comboio para ali, comboio para aqui. Vamos em direcção aos quartos e às camas, o comboio segue, segue, segue, atropelando tudo e todos e a senhora do quadro lança-nos olhares de reprovação tal era a festança. Mudança de turno. Dj Tó dá lugar a DJ Andrew. Toda a gente a sentir o som. Até chegar ao funeral do emigrante, coitadinho! Na cozinha há quem se tranque. Hora do confessionário. Mas na pista as resistentes vão dançando. A noite espreita-nos. E oferece-nos o brilho das estrelas. Mais uma tentativa de caçada mas a pomba é levada da breca! fecha-se na gaiola. O anfitrião bem pegou na arma para ajudar o outro caçador mas a pomba está com tosse, coitadinha. As horas passam. O silêncio apodera-se das ruas. E começa a invadir a sala. Só a aparelhagem é que resiste. E o lume da lareira. Há noivos que decidem abrir as hostes do novo ano... Outros que se metem nas gaiolas. Quer dizer, nos quartos! E assim terminou a noite de reveillon. Pelo menos foi assim que terminou na minha cabeça. Final feliz. Ou melhor, INÍCIO FELIZ! Bom ano para todos! Obrigada pelos momentos fantásticos que passámos e por aqueles que ainda vamos passar!
P. S.- Quando encontrarem a pomba ou o pombo agarrem-na/o bem! Não a deixem fugir! ; ))